Tutorial RSC

Tutorial sobre os procedimentos para a requisição do RSC.

Prezado(a) Professor(a)

Como é de seu conhecimento, a Comissão Permanente do Reconhecimento de Saberes e Competências da UFSC – CPRSC/UFSC tem procurado agilizar os processos de solicitação do RSC. No entanto, algumas providências que facilitarão o encaminhamento dos processos são de competência dos próprios requerentes.

Por favor, para facilitar a tramitação de seu processo siga rigorosamente as seguintes instruções:

  1. Preencha o Requerimento de Reconhecimento de Saberes e Competência
  2. Preencha e assine a DECLARAÇÃO DE VERACIDADE.
  3. Estes dois documentos deverão anteceder o seu Memorial das Atividades.
  4. Elabore o Memorial das Atividades obedecendo as seguintes regras:
  • Para cada atividade relacionada nos respectivos RSC (I; II e III) obedeça a sequencia das Diretrizes. (primeiro as atividades da Diretriz 1A; depois as da 1B; etc…). Não é necessário colocar todos os itens de cada Diretriz, basta identificar que aquela atividade estará relacionada naquela Diretriz.
  • Ao relacionar as atividades em cada diretriz obedeça a ordem cronológica das mesmas.
  • Identifique ao final de cada atividade relacionada, qual o respectivo comprovante. (Ex: Ministrou Palestra – Anexo 1; Participou de Mesa Redonda – Anexo 2)
  1. Preencha a Tabela de Pontuação do RSC de acordo com os comprovantes relacionados em seu Memorial de Atividades.
  2. Com toda esta documentação em ordem. protocole o processo (para que fique registrada em cada folha do processo um número).
  3. Agora que você já possui o processo “montado” você deverá “desmontá-lo” e digitaliza-lo como as instruções a seguir:
  • Grave seu Memorial junto com a Tabela de Pontuação do RSC como um arquivo PDF e identifique o arquivo da seguinte maneira: seunome_memorial. (Ex: mariadefatimasilva_memorial)
  • Agora digitalize todos os comprovantes das atividades da seguinte forma:
  • Os comprovantes referentes ao RSC I em um único arquivo PDF; identifique o arquivo da seguinte maneira: seunome_RSC I
  • Os comprovantes referentes ao RSC II em um único arquivo PDF; identifique o arquivo da seguinte maneira: seunome_RSC II;
  • Os comprovantes referentes ao RSC III em um único arquivo PDF;  identifique o arquivo da seguinte maneira: seunome_RSC III
  • Grave os 4 (quatro) arquivos em uma mídia (CD ou DVD)

Para que não fiquem dúvidas: são 4 (quatro) arquivos: 1 contendo o Requerimento; a Declaração de Veracidade; o Memorial e a Tabela; 1 com os comprovantes do RSC I; 1 com os comprovantes do RSC II e 1 com os comprovantes do RSC III.

Finalizando… após remontar o processo (em ordem de paginação e sem faltar nenhum comprovante) solicite que o processo seja encaminhado à CPPD.

Os processos que não estiverem de acordo com estas instruções serão devolvidos aos requerentes para as devidas adequações às mesmas.

A Comissão

Dúvidas:

1) Por que, primeiro protocolar, e depois ter que “desmontar” o processo?

Resposta: Para que aquilo que for digitalizado (O processo digital será enviado aos avaliadores) seja a cópia integral do processo físico.

2) Por que não digitalizar então o processo inteiro em um arquivo?

Resposta: Por duas razões: a) o tamanho do arquivo; b) para agilizar o processo de conferência da documentação pelos avaliadores; esta também a razão em separar os arquivos por RSCs.